“O Poder unido é mais forte.”
“O Dirigente do Estado deve ter a competência para antecipar os problemas que ele vai enfrentar e, ao antecipar os problemas, remediá-los, não permitindo que o tempo corroa a sua autoridade.” – Maquiavel
“A sociedade, como Estado – sua expressão política de decisão, planejamento e gerência, apoiado no extraordinário poder de ação que lhe é deferido – existem para o Homem que é sua célula individual e constitui, na verdade, sua própria razão de ser.”
Presidente Ernesto Geisel - 1974 -
Até o presente momento, sabe-se que talvez o primeiro a chegar às terras do município foi o paulista José de Quevedo de Macedo. Sorocabano de nascimento. Teria vindo, provavelmente, de sua terra natal, logo após a incorporação do território missioneiro. Em 1802 já se achava na "costa do Toropi", no então Distrito de São Xavier, Província das Missões. Estabeleceu-se, com criação de animais vacuns e cavalares, entre os Rios Toropi e Toropi-Mirim, hoje Município de Quevedos, em terras da antiga Estância de São Domingos (jesuítica).
O ano certo de sua chegada, 1802, é dado pelo próprio José de Macedo.
Segundo testemunho de Salvador Paes, que aí veio se estabelecer em 1815/16, já encontrou Macedo "com casas e mangueiras, tempo em que naquelas imediações o dito Quevedo era o único morador".
Não resta, portanto, a menor dúvida que José de Quevedo de Macedo tenha chegado às terras que iriam constituir o Distrito de Quevedos em 1802 e tenha sido o seu primeiro morador. Em 9 de janeiro de 1831, Macedo dá os seguintes limites para suas terras: "De frente a fundo, pelo Dursanal de São João Mirim. Pelo leste faz divisa com Salvador Teixeira. A oeste com Francisco de Souza. De São João segue rumo ao Capão Ralo e seguindo uma coxilha seca a procurar por uma vertente que nasce de uma sanga e deságua em um arroio que vai fazer barra no Toropi e vai formar fundos no sul." José de Quevedo de Macedo casou a primeira vez em Sorocaba, em 1781, com Ana Maria da Silva (também chamada de Ana Gomes), de quem teve, pelo menos, nove filhos. Acredita-se que todos tenham nascido em Sorocaba e, acompanhando seu pai, radicaram-se no Distrito. É provável também que Ana Maria tivesse acompanhado até a costa do Toropi e, talvez, tenha aí falecido antes de 1814.
Contam os mais antigos moradores de Quevedos, que o velho Quevedo de Macedo teria se estabelecido nas proximidades do atual "Cemitério Velho", ainda hoje existente na Vila (hoje Município). Depois de levantar os ranchos e mangueiras, teria construído uma capelinha de lascão de madeira, coberta de tabuinhas, em cujo altar colocou uma pequena imagem de Nossa Senhora dos Remédios, santa de sua devoção, que ele havia trazido no bolso do colete. Montou também o pequeno sino de bronze que trouxera no lombo de uma mula.
O som das primeiras badaladas atrairia os índios da região, que ele começou a catequizar. Ainda hoje existe a imagem (10 cm de altura) de Nossa Senhora dos Remédios, o sino e uma pia batismal de madeira, com data de 1810 gravada. Contam que teria pertencido a essa primeira capela.
Achando-se doente, o velho Quevedo, pediria para ser enterrado na capelinha e teriam feito a sua vontade. Sua morte ocorreu em 1842. Essa capela de madeira foi consumida pelo tempo e seu quadro, cercado de taipa de pedra, começou a ser usado como cemitério que existe ainda hoje, em ruínas e esse "Cemitério Velho", dentro da Vila de Quevedos, é o mais antigo do Município.
A "Capela dos Quevedos" ou a "Igrejinha dos Quevedos", de pedra e barro, que tem em seu frontispício o ano de "1820", teria sido construída por seus filhos.
Fica no Planalto Médio
Este lugar abençoado
Pedaço de chão sagrado
Do meu Rio Grande do Sul
Histórico
Data da Instalação do Município de Quevedos e da Câmara Municipal de Vereadores: 1º de janeiro de 1993.
Presidente da Sessão Solene de Instalação do Município e da Câmara de Vereadores: Ver. Antero Braz Peixoto
Composição da 1ª Mesa Diretora:
Presidente: Verª Maria Sartori de Vargas
Vice-Presidente: Ver. Alcides Krauze Dias
1º Secretário: Ver. Clóvis Heinen
2º Secretário: Ver. Waldir Martins Ribeiro
Em 6 de dezembro de 1996, foi promulgada a Lei Orgânica do Município de Quevedos, sendo a Mesa Diretora:
Presidente: Verª Jane Maria Santos Nágera
Vice-Presidente: Ver. Admar Maia Nickel
Secretário: Ver. Clóvis Heinen
Composição da Comissão de Sistematização:
Presidente: Verª Maria Sartori de Vargas
Vice-Presidente: Verª Jane Maria Santos Nágera
Relator: Ver. Clóvis Heinen
Em 31 de dezembro de 2001, foi instituído o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Quevedos, na forma de Resolução Legislativa nº 5 de 31.12.2001. Neste mesmo ano foi criado o Plano de Carreira, Cargos e Funções da Câmara Municipal – LMs nº 356 e 357, de 2.2.2002 e nº 361, de 13.3.2002
Nomeação do Servidor da Câmara de Vereadores pelo Presidente Ver. José Eli Difanti Nágera: Celso de Jesus Alves Bueno
Ato de Nomeação: Portaria Legislativa nº 1, de 13.3.2002
Função: Assessor Legislativo
No ano de 2003 foi criada a página da Câmara de Vereadores.
Em 23 de abril de 2004, foi aprovado o Código de Ética Parlamentar, na forma de Resolução Legislativa nº 8, de 23.4.2003. Neste mesmo ano, foi realizado convênio com o Senado Federal, implantando na Câmara o Programa INTERLEGIS.
No ano de 2004, foi realizada a revisão da Lei Orgânica Municipal, através da Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 23.9.2004.
No ano de 2005: Foi instituído o espaço para exposição permanente de fotos de Vereadores, Ex-Vereadores, Presidentes e Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Quevedos, através da Resolução Legislativa nº 4, de 8.11.2005.
No ano de 2005: Foram iniciadas as negociações para aquisição de terreno para a construção do prédio da Câmara de Vereadores.
No ano de 2006: Foi adquirida uma área de 1.092 m² no valor de R$ 9.434,88 (nove mil, quatrocentos e trinta e quatro reais e oitenta e oito centavos) que fazem esquina com as Ruas Santa Amélia e Manuel Alves Dias, foi também contratado o Arq. Jorge Santos do Município de Tupanciretã para a confecção do projeto arquitetônico da Câmara para a o início das obras da Câmara - neste momento foi construída rede elétrica e muros de contensão.
No ano de 2007: É estimada a construção, sendo que se pretende deixar neste ano mesmo o prédio levantado e coberto. Disporá a Câmara de Plenário, Gabinetes para as Bancadas Partidárias que ora constituem o Poder Legislativo Municipal, Secretaria Geral, Salas para Departamento de Pessoal e Contabilidade, Gabinete para a Presidência, amplo corredor, halls interno e externo, sala para arquivos, salas de espera e recepção, espaço lazer além de copa e banheiros. O total da construção é de 283,82 m².
No dia 3 de julho de 2007: É promulgada lei que reestrutura o Plano de Cargos da Câmara de Vereadores de Quevedos - LM nº 531, de 3.7.2007 e promulgada pelo Presidente Ver. Ari Rosa Peixoto
No dia 11 de setembro de 2007: Lançamento da pedra fundamental pelo Presidente Ver. Ari Rosa Peixoto.
No ano de 2008: Retomados os trabalhos da construção do prédio da Câmara de Vereadores.
No dia 19 de dezembro de 2008: É feita a mudança para as novas instalações da Câmara de Vereadores.
Em fevereiro de 2009, nomeação de Servidora da Câmara Municipal pelo Presidente Ver. Alcemar Silveira de Lima: Talía Righi do Nascimento
Ato de Nomeação: Portaria Legislativa nº 1, de 26.1.2009
Função: Assessora Jurídica – Advogada
Em março de 2009, foi contratada empresa para sistema de segurança e vigilância: sensores e micro-câmeras.
Em junho de 2009, é realizado o processo licitatório para mais uma etapa dos acabamentos do prédio da Câmara de Vereadores nas seguintes modalidades: mobiliário; sistema de som para o Plenário; pavimentação do estacionamento e grades para as aberturas.
No ano de 2011:
É feito ultimo processo licitatório para a conclusão do prédio da Câmara de Vereadores.
É denominado o Plenário Ver. Antero Braz Peixoto através da Resolução Legislativa nº 2, de 18.2.2011.
É denominada a Galeria de Vereadores, Ex-Vereadores, Presidentes e Ex-Presidentes de Ver. José Eli Difanti Nágera através da Resolução Legislativa nº 3, de 18.2.2011.
É instituída no Município de Quevedos a Câmara Mirim através da Lei Municipal nº 666, de 6.5.2011.
No dia 6 de Agosto de 2011, em sessão solene, á dada posse aos primeiros Vereadores Mirins tendo como autoras as Vereadoras Cíntia Copetti e Terezinha da Rosa: MAICON JULIANO MACHADO BAGGIO – EMEF OTHELO ROSA; JONAS DA ROSA HASSELMANN – EEEB D. PEDRO I; AUANA FRANÇA RODRIGUES – EEEB D. PEDRO I; MOISÉS DOS SANTOS SCHALLEMBERG – EMEF OLGA N. DA SILVEIRA; CARLOS EDUARDO BUENO PEIXOTO – EMEF SEPÉ TIARAJÚ; PAULINE DOS SANTOS SCHALLEMBERG – EMEF OLGA N. DA SILVEIRA; JOSÉ AMAURI LIMA E SILVA – EMEF OLGA N. DA SILVEIRA; JULLIANE BUENO DOS SANTOS – EEEB D. PEDRO I; CASSIANE AGUIAR – EEEB D. PEDRO I
Servidora da Câmara Municipal: Cledi Dias Vieira
Ato de Nomeação: Portaria Legislativa nº 3, de 12.8.2011 – Servidor estável
Base Legal: LM nº 531, de 3.7.2007
Função: Serviços Gerais
Servidor da Câmara Municipal: Lucas Hoerlle Assumpção
Ato de Nomeação: Portaria Legislativa nº 2, de 1º.3.2012
Função: Assessor Jurídico - Advogado
Em 16 de março de 2012 – Ato inaugural do prédio da Câmara de Vereadores de Quevedos
Mesa Diretora 2012
Presidente: Ver. Cláudio Chaves Maia
Vice-Presidente: Verª Cíntia Letícia da Silva Copetti
1ª Secretária: Verª Terezinha de Jesus Cavalheiro da Rosa
2ª Secretária: Verª Carolina de Camargo Nágera